Gustavo Lima foi o vencedor da Grand Final da ADO Series, que decorreu este fim-de-semana em Oeiras. Na final, o olímpico nacional bateu a espanhola Margarita Cameselle por 2-0. Tamara Echegoyen foi 3ª classificada depois de derrotar Rita Gonçalves por 2-1. A organização é da F. Carinha Bóia em parceria com o Porto de Recreio de Oeiras e a Associação Desportiva de Oeiras.
Espectáculo fantástico em Oeiras no último dia da ADO Series. Condições perfeitas para a prática da modalidade, com o vento a soprar do quadrante Norte, entre os 15 e os 20 nós de intensidade.
Na segunda prova de match racing que fez em águas nacionais, Gustavo Lima esteve imparável. Nas meias-finais derrotou a tetracampeã de Portugal, Rita Gonçalves, por 2-1 e na final, face à espanhola Margarita Cameselle, impôs-se por 2-0. Lima que tinha na tripulação o irmão Jorge Lima, Rúbrio Basílio e Hélder Basílio dominou as duas regatas decisivas não dando qualquer margem de manobra à adversária: “Esta vitória é totalmente inesperada. Tínhamos estabelecido um objectivo que era ficar nos seis primeiros mas à medida que a prova avançava íamos conseguindo melhorar”, afirma Gustavo Lima.
“A escolha da tripulação foi fundamental. Fizeram um excelente trabalho e grande parte deste triunfo deve-se a eles. Esta aposta no match racing é para continuar e a base da equipa está montada. Vamos investir um pouco, tentar entrar no ranking nacional e participar também nalgumas provas em Espanha”, refere Lima.
Na disputa dos 3º e 4º lugares, Tamara Echegoyen (Espanha) superou Rita Gonçalves por 2-1. A Grand Final da ADO Series contou com a participação de 12 tripulações, três delas vindas do país vizinho. A prova de Grau 3 da ISAF, pontuável para o Ranking Mundial da Federação Internacional de Vela, foi o culminar de uma aposta bem-sucedida da organização: ” Estou satisfeito. Correu bem, tal como os actos anteriores. Temos um formato que queremos ver crescer, de forma gradual, mas cada vez com mais profissionalismo melhorando o nível da organização”, declara Rui Bóia.
ADO Series 2010
A ADO Series foi composta por 4 provas, disputadas junto ao Porto de Recreio de Oeiras. As três primeiras (Act) serviram de apuramento para a final (Grand Final). Participaram entre 6 a 12 equipas.
Act 1 - 5 e 6 de Junho - Vencedor David Aleixo
Act 2 - 4 e 5 Setembro – Vencedor Martinho FortunatoAct 3 - 23 e 24 de Outubro – Vencedora Rita Gonçalves
Grand Final - 6 e 7 de Novembro – Vencedor Gustavo Lima
Sem comentários:
Enviar um comentário