Grand Final


Gustavo Lima Vence Grand Final
7 Novembro de 2010

Gustavo Lima foi o vencedor da Grand Final da ADO Series, que decorreu este fim-de-semana em Oeiras. Na final, o olímpico nacional bateu a espanhola Margarita Cameselle por 2-0. Tamara Echegoyen foi 3ª classificada depois de derrotar Rita Gonçalves por 2-1. A organização é da F. Carinha Bóia em parceria com o Porto de Recreio de Oeiras e a Associação Desportiva de Oeiras.

Espectáculo fantástico em Oeiras no último dia da ADO Series. Condições perfeitas para a prática da modalidade, com o vento a soprar do quadrante Norte, entre os 15 e os 20 nós de intensidade.

Na segunda prova de match racing que fez em águas nacionais, Gustavo Lima esteve imparável. Nas meias-finais derrotou a tetracampeã de Portugal, Rita Gonçalves, por 2-1 e na final, face à espanhola Margarita Cameselle, impôs-se por 2-0. Lima que tinha na tripulação o irmão Jorge Lima, Rúbrio Basílio e Hélder Basílio dominou as duas regatas decisivas não dando qualquer margem de manobra à adversária:

“Esta vitória é totalmente inesperada. Tínhamos estabelecido um objectivo que era ficar nos seis primeiros mas à medida que a prova avançava íamos conseguindo melhorar”, afirma Gustavo Lima.

“A escolha da tripulação foi fundamental. Fizeram um excelente trabalho e grande parte deste triunfo deve-se a eles. Esta aposta no match racing é para continuar e a base da equipa está montada. Vamos investir um pouco, tentar entrar no ranking nacional e participar também nalgumas provas em Espanha”, refere Lima.

Na disputa dos 3º e 4º lugares, Tamara Echegoyen (Espanha) superou Rita Gonçalves por 2-1. A Grand Final da ADO Series contou com a participação de 12 tripulações, três delas vindas do país vizinho. A prova de Grau 3 da ISAF, pontuável para o Ranking Mundial da Federação Internacional de Vela, foi o culminar de uma aposta bem-sucedida da organização: ” Estou satisfeito. Correu bem, tal como os actos anteriores. Temos um formato que queremos ver crescer, de forma gradual, mas cada vez com mais profissionalismo melhorando o nível da organização”, declara Rui Bóia.

ADO Series 2010
A ADO Series foi composta por 4 provas, disputadas junto ao Porto de Recreio de Oeiras. As três primeiras (Act) serviram de apuramento para a final (Grand Final). Participaram entre 6 a 12 equipas.

Act 1 - 5 e 6 de Junho - Vencedor David Aleixo
Act 2 - 4 e 5 Setembro – Vencedor Martinho Fortunato
Act 3 - 23 e 24 de Outubro – Vencedora Rita Gonçalves
Grand Final - 6 e 7 de Novembro – Vencedor Gustavo Lima

Rita Gonçalves Vence Grupo
6 Novembro de 2010

Rita Gonçalves venceu o Grupo Peter Café Sport na Grand Final da ADO series, que decorre este fim de semana em Oeiras. A Tetracampeã de Portugal somou 4 vitórias, as mesmas que Gustavo Lima, mas levou vantagem por ter derrotado o Olímpico de Portugal.

No Grupo A Vida É Bela ainda falta completar parte da fase de qualificação (round-robin) mas as tripulações espanholas de Tâmara Echegoyen e Sílvia Roca Mata estão em plano destaque tendo batido os dois vencedores dos Act 1 e 2, David Aleixo e Martinho Fortunato respectivamente.

Rita Gonçalves estava naturalmente satisfeita mas é cautelosa quanto a prognósticos: “Hoje correu-nos bem e vencemos o grupo. Sabíamos que a prova ia ter um nível elevado, como tal ficarmos nos 4 primeiros classificados é um bom resultado”, afirma.

O primeiro dia da Grand Final da ADO Series fica marcado pelo facto de Luís Mourão ter partido o mastro de um dos J24 utilizados nesta competição e pela penalização de 0,25p. ao líder do Ranking Nacional Rui Bóia, devido a uma colisão com Rita Gonçalves.

Amanhã serão disputadas as meias finais e final da Grand Final da ADO Series.

Classificação:
Grupo Peter Café Sport:
Rita Gonçalves - 4 Vitórias e 1 Derrota
Gustavo Lima - 4 V 1D
Rui Bóia - 3,75 V 1D
José Cunha - 2 V 3D
Patrícia Morais - 1V 4D
Luís Mourão - 0V 5D

Grupo A Vida É Bela:
Tâmara Echegoyen - 2 V 0D
Sílvia Roca Mata - 2 V -1D
Margarita Camesele - 2V 1D
Duarte Neves - 1 V 0D
David Aleixo - 0 V 2D
Martinho Fortunato - 0 V 2D

ADO Series - Grand Final
5 de Novembro de 2010

Chegou o fim-de-semana de todas as decisões na ADO Series. Depois de três actos, com triunfos de David Aleixo, Martinho Fortunato e Rita Gonçalves, doze tripulações disputam a Grand Final. Além dos três vencedores merecem destaque Rui Bóia, actual líder do Ranking Nacional e nº 37 do Mundo, o olímpico Gustavo Lima e as tripulações espanholas de Sílvia Roca, Tamara Echegoyen e Margarita Cameselle. A organização é da F. Carinha Bóia em parceria com o Porto de Recreio de Oeiras e a Associação Desportiva de Oeiras.

Pela primeira vez, Oeiras será palco de uma prova internacional de Match Racing, a Grand Final da ADO Series. São aguardados duelos espectaculares não havendo um claro favorito ao triunfo. Rui Bóia, o mais credenciado dos skippers presentes, rejeita o favoritismo: “Sinto-me um pouco ‘enferrujado’, dado que não faço match há alguns meses, mas quero lutar por um lugar na final”, afirma.

O leme nacional é um dos responsáveis pela criação da ADO Series e aguarda uma Grand Final emocionante: “Espero que corra tão bem como os anteriores três actos. Estou feliz porque temos uma prova com bom nível e muito competitiva. Nasceu como uma brincadeira mas tem proporções cada vez maiores. Temos muita coisa a melhorar e gostávamos de crescer gradualmente e com mais profissionalismo elevando o nível da organização”, refere Rui Bóia.

A Grand Final da ADO Series tem um atractivo suplementar com a participação de três tripulações espanholas, que prosseguem em Oeiras a sua preparação para Londres 2012.

Sílvia Roca, Támara Echegoyen e Margarita Cameselle, respectivamente nº 14, 20 e 35 do Ranking Mundial Feminino, são adversárias de respeito estão no lote dos candidatos à vitória, juntamente com David Aleixo (104 Ranking Mundial Open), Martinho Fortunato (130 R.M.O.) e Rita Gonçalves, tetracampeã de Portugal feminina e 21ª do R.M.F.

Gustavo Lima que se estreou em águas portuguesas, na disciplina de match racing, no Act 3 da ADO Series, sendo 3º pode também surpreender. José Cunha (279 R.M.O.), Duarte Neves (823 R.M.O.), Luís Mourão (1191 R.M.O.) e Patrícia Morais (1519 R.M.O), completam o lote de inscritos.

ADO Series 2010
A ADO Series é composta por 4 provas, disputadas junto ao Porto de Recreio de Oeiras. As três primeiras (Act) serviram de apuramento para a final (Grand Final). Participam entre 6 a 12 equipas.

Act 1 - 5 e 6 de Junho - Vencedor David Aleixo                
Act 2 - 4 e 5 Setembro – Vencedor Martinho Fortunato
Act 3 - 23 e 24 de Outubro - Vencedora Rita Gonçalves                                           
Grand Final - 6 e 7 de Novembro

Sábado – Regatas
7h30 – Confirmação de Inscrições
8h00 – Reunião de Skippers
8h30 às 18h00 – Regatas & Peter Café Sport Lounge Area
18h00 – Cocktail – Peter’s Lounge Area

Domingo – Regatas
8h00 / 18h00 – Regatas
18h00 – Entrega de Prémios
 
Data
Grand Final - 6 e 7 Novembro

Treinos / Practice

Barco 1
Rita Gonçalves – 9h45 às 11h45*
(free)
Patrícia Morais - 13h45 às 15h45
Luís Mourão - 15h45 às 17h45
 
Barco 2
(free)
Margarita Cameselle - 11h45 às 13h45
Sílvia Roca - 13h45 às 14h45
Sílvia Roca - 15h45 às 17h45
 
Barco 3
(free)
Támara Echegoyen - 11h45 às 13h45
Margarita Cameselle - 13h45 às 15h45
Támara Echegoyen - 15h45 às 17h45

Barco 4
Gustavo Lima - 9h45 às 11h45*
(free)
Rui Bóia - 13h45 às 15h45
Duarte Neves - 15h45 às 17h45

* Falta confirmação de pagamento (hoje é o último dia para fazer o pagamento da inscrição)
* Caso o pagamento não seja feito o treino será cancelado.